Sempre que nos deparamos com um erro em nosso site, é essencial compreender a sua causa, não apenas para corrigir o problema, mas também para evitar que o mesmo erro ocorra no futuro. O primeiro passo é acessar o log de erros, que é o relatório das requisições que não foram atendidas corretamente.  Seja um erro fatal, um erro 404 “Not Found” ou qualquer outro tipo de falha, o log de erros é o primeiro passo para encontrar soluções apropriadas.

Como acessar o log de erros no WordPress usando o cPanel?

  1. Em primeiro lugar, acesse seu painel de controle no cPanel. Caso não saiba fazer isso, por favor, confira este tutorial.
  2. Dentro do painel de controle, vá até a aba “Arquivos” e busque por “Gerenciador de Arquivos”. Clique nele.
  3. No menu esquerdo, onde estão as pastas, procure pela pasta “public_html”.
  4. Busque o arquivo “error_logs”.
  5. Abra o arquivo e busque informações a respeito do erro, que constam no final do texto. Para não ter erro, lembre-se de que as ocorrências mais recentes estão por último.

Logs de erros relacionados a plugins no WordPress

Ao identificar que o erro está relacionado a algum plugin específico, é fundamental agir rapidamente para minimizar os impactos no desempenho do site. O primeiro passo é verificar se há atualizações pendentes para o plugin, já que problemas de compatibilidade entre versões do WordPress e plugins são comuns. Manter os plugins atualizados frequentemente resolve muitos conflitos.

O que fazer se a atualização não resolver o problema?

Se, mesmo após atualizar, o erro persistir, o ideal é desabilitar o plugin temporariamente para ver se o site volta a funcionar. Para isso, você pode desativar o plugin diretamente no painel do WordPress ou via FTP/cPanel, renomeando a pasta do plugin. Para conferir o tutorial acesse aqui.

E quando desativar não for suficiente?

Bom, caso o erro persista mesmo com o plugin desativado, considere remover o plugin em questão e buscar uma alternativa equivalente que seja compatível com sua versão do WordPress. Além disso, é sempre recomendado verificar se o plugin possui um bom suporte e avaliações da comunidade.

Dicas extras para lidar com erros de plugins:
  1. Backup sempre em dia: Antes de realizar qualquer modificação, como desabilitar ou remover um plugin, certifique-se de ter um backup recente do seu site. Isso garante que, caso algo dê errado, você possa restaurá-lo facilmente.
  2. Verifique conflitos de plugins: Às vezes, o problema não é com um plugin isolado, mas sim com a interação entre dois ou mais plugins. Nesse caso, você pode tentar desativar todos os plugins e reativá-los um a um, para identificar qual deles está causando o conflito.
  3. Conte com suporte especializado: Se você não tem tempo ou conhecimentos técnicos para resolver esses problemas, considere contar com o nosso suporte especializado para WordPress, oferecido a um preço vantajoso. Nossa equipe pode identificar rapidamente o erro e aplicar a solução mais eficaz, garantindo a estabilidade do seu site. Entre em contato para conhecer nossos planos acessíveis e evite preocupações!

E então?  Conseguiu resolver? Nao deixe de conferir outros posts relacionados clicando aqui.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *